sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Outras civilizações no Minho !!!

O Minho, é diariamente inundado, quer com brinquedos para as crianças, quer com outros utensílios, que, o descaracterizam. Deixou de ser aquela província Portuguesa onde os brinquedos eram construídos ali pelo senhor António, à mão, na sua oficina ali ao lado da casa. Nessa altura, sempre em madeira, ou em chapa, que, eu ainda brinquei com essas peças, muito originais, pintadas com cores vivas; o vermelho, o verde e o amarelo estavam sempre presentes. Agora, quem os quiser ver, a esses, originais, terá que ir a um museu. Mas, cuidado, se os vir em alguma loja, certifique-se bem se são dos nossos, de cá, porque, o mais certo é que se os comprar, levará para casa é uma imitação made in China.
Nas feiras de artesanato já se vão novamente vendo algumas originais peças Portuguesas em madeira: A rodinha de empurrar que faz movimentar duas pombas; carrinhos; camiões de carga e alguns mais que deliciam as crianças de agora, conforme noutros tempos, aqueles mais antigos, deliciaram as crianças dos anos quarenta ou cinquenta.







A música, no Minho, às vezes, já não é o que era. É a evolução. Será?
Bem, já que eu não vou ao Peru, ou ao Equador... vou assistindo cá a esses espectáculos de música tradicional daqueles países e de outros, de várias partes do mundo. E que agradável que é a sua música. Eu gosto.

Sem comentários: