quinta-feira, 8 de abril de 2010

AYUNTAMIENTO DE ENTRIMO – ESPAÑA - Igrexa Santa María A Real de Entrimo





Foram diversas as minhas viagens com partida da Vila de Castro Laboreiro no Concelho de Melgaço do Distrito de Viana do Castelo, onde fixei a minha base de apoio, à descoberta das Pontes Medievais, dos caminhos Celta, dos rios de montanha, das aldeias medievais, das Igrejas e Capelas centenárias e de outros lugares de culto, das Serras de Castro Laboreiro, do Planalto, dos Dólmenes ou Antas, dos Fornos e dos Espigueiros comunitários, do cavalo selvagem, dos rebanhos de ovelhas e cabras e, da vida de pastorícia da pogoreira, que se desloca através daquelas imensas serras com o seu – e o de toda a aldeia a que pertença, - gado bovino, que, sempre, durante todas as estações do ano ela conduz. Enfim, muitas daquelas viagens que fiz para conhecer o Alto Minho - profundo, interior, da Raia – fi-las, distante, mas perto de algumas aldeias Espanholas, elas de um lado, as nossas do lado nosso, agora todas numa Europa unida, conforme unidas são também essas aldeias, com prolongamentos de estradas, que, antigamente, ali terminavam, sem fronteira, sem permissão de passagem.





Baixa Límia




Serra do Xurés




Galícia - España












Fronteira Portugal - Espanha - Rio Laboreiro,

- á esquerda - Ribeiro de Baixo pertencente a Castro Laboreiro,

á direita - Baixa Límia, Serra de Xurés





Porque, alertado para a existência de um “ayuntamiento” para os lados de Galícia, na Baixa Límia, de España, logo logo ali na serra do Xurés e da Pena, a poucos quilómetros de Castro Laboreiro, fui à descoberta, por uma das novas passagens de fronteira; A Meixoeira - a estrada que depois segui para a ponte da grande Albufeira da Barragem do Lindoso e daí para Ourense.



Parti uma certa manhã, de moto 4, como sempre, até:


AYUNTAMIENTO DE ENTRIMO

Fiquei encantado com a Vila; bem apresentada, bonita, com bastante e boa frequência de boas e simpáticas pessoas. Bons estabelecimentos e bons edifícios públicos em duas estradas principais. Um bonito jardim público com muitas sombras de boas árvores.






Igrexa Santa María A Real de Entrimo





A Igreja Matriz, que se encontrava em preparação para festas, daí a dias, estava a ser decorada por um grupo de senhoras que com grande azáfama combinavam as flores para enfeitar os altares, mas, muito simpáticas, permitiram que eu fotografasse todos os altares.
É muitíssimo antiga, declarada Monumento histórico-artístico.






























Considerado cultura geral, é, estudar a sua localização, a sua geografia, a sua Arte e História, o seu Concelho, enfim, tudo sobre ENTRIMO.
Veja as fotos, os vídeos, faça uma visita virtual. Veja as paisagens, tudo pelo Link, ou, a partir deste.
Estas fotografias são de minha autoria como as demais neste blogue.
Para diante, pode ler e ver sobre tudo do que acima explano sobre o Alto Minho; é suficiente que clique sempre -“mensagens antigas”- até chegar a “página inicial”.
majosilveiro

6 comentários:

Silvia Schumacher disse...

Amigo João, as tuas fotos e comentários estão fantásticos! Da vontade de conhecer tudo! Quem sabe um dia... Salvei tuas fotos numa pasta de locais que um dia eu ei de conhecer!! Parabéns e Obrigada por nos compartilhar os teus conhecimentos. Abraços, Silvia

majosilveiro - João da mestra disse...

Muito Obrigado Sílvia Schumacher pela sua simpatia. Conto sempre com a sua colaboração. Para conhecer locais o melhor é deslocarmo-nos, conto consigo, rsss.
Abraço

Sandro Salomon disse...

Olá, estou a passear pelo seu blog. Tomei conhecimento através de Conquilha. Portugal é um belo país, parabéns pelas fotos. Abraço daqui do Brasil para Portugal, Sandro.

majosilveiro - João da mestra disse...

Olá **Sandro Salomon**, muito obrigado por me ter procurado, o Conquilha é sempre "aquele amigo".
Certo que Portugal tem muitas maravilhas escondidas, você, aqui, neste blogue, encontrará algumas delas, somente é necessário continuar, sempre até final. Certo também, que, esta maravilha que acabou de ver e comentou é Espanha, também com imensas maravilhas maravilhas. Já agora, tem mais umas tantas em ; http://palavrasmil-majosilveiro.blogspot.com/
http://majosilveiro-reportagem.blogspot.com/

Abraço e volte sempre

lana maria disse...

Que bom meu amigo, que cheguei aqui também!Me encantou a riqueza dos detalhes que voce tão bem registrou!
Parabéns por mais esse belíssimo trabalho!

majosilveiro - João da mestra disse...

Lana Maria, que bom que encontrou e gostou. Continue, terá páginas para o ano inteiro e que vai continuar a gostar. Vou já de seguida tratar de preparar mais algumas fotos e textos para lhe dar a conhecer e aos amigos acima. Os Amigos do Brasil são a razão deste meu trabalho. É à vossa amizade e interesse que tenho o prazer e o orgulho de realizar este trabalho. Abraço