segunda-feira, 29 de agosto de 2011

GAVE - PARADA DO MONTE - CORTEGADA - NA SERRA DA PENEDA
















O viajante partiu de LAMAS DE MOURO, onde fez o seu quartel-general e, foi à descoberta da BRANDA DA BOUÇA DOS HOMENS, a pouco mais de vinte minutos, na sua moto 4.

Visitada a Branda e, depois das fotos, seguiu para a MAMOA DO BATATEIRO, um túmulo megalítico pré-histórico, a mais meia hora de distância. Registado que foi, com uns cliques, aquele monumento, seguiu para a BRANDA DA AVELEIRA e, mais meia hora da separação se venceu.

O andamento faz-se calmamente, para que seja possível apreciar a paisagem; o verde, o horizonte, as serras e os vales, as linhas de água, as parcelas divididas de terreno, umas com pasto verde outras com mato, que servirá para a cama dos gados.

A Branda da Aveleira é o éden em plena serra. Ficar lá, era o que mais desejava.

SANTO ANTÓNIO DE VAL DE POLDROS, foi a paragem obrigatória que se seguiu. É absolutamente obrigatória a visita e a captação de imagens deste santuário com mais de uma dezena de CARDENHAS; as casas onde se abrigavam antigamente os pastores.

Daqui para GAVE, a sede da freguesia, é uma longa descida da serra, numa via de curvas e contra-curvas, com uma paisagem soberba; o paraíso na terra, ou antes, muitos paraísos na terra. São imensas as aldeias que se vêm no fundo dos vales e, no cimo, na linha de horizonte, os cumes das serras.     

De Gave, o viajante retrocedeu em direcção a Lamas de Mouro. Por Parada do Monte, uma aldeia bastante populosa e, daí, pela serra, por CORTEGADA, um povoado na encosta.

Não raras vezes a estrada surge ocupada a toda a sua largura, pelo gado que regressa dos pastos, sozinho, ou pelas manadas de GARRANOS. Por tal, a  velocidade deve ser refreada.



Agora, será você o viajante. Faça-se à estrada e, conheça uma das mais belas regiões do nosso Portugal.
Veja as páginas seguintes, conheça virtualmente todas as localidades que mencionei acima e, comprove.








Igreja de GAVE




GAVE














majosilveiro

sábado, 27 de agosto de 2011

SANTO ANTÓNIO DE VAL DE POLDROS - GAVE - PENEDA


  A pequena distancia da estrada de Monção e de Gave para a Branda da Aveleira, vista a olho nu, São Bento do Cando e Lamas de Mouro, fica o

SANTUÁRIO DE CARDENHAS DE
SANTO ANTÓNIO DE VAL DE POLDROS




























 Encontrei-me, em Julho, numa das zonas da Serra da Peneda mais sublimes e agradáveis à vista de grandes horizontes e de lindíssimas paisagens.

Achamo-nos, aqui e hoje, abrangidos num ambiente aprazível, de grandes áreas de tapadas, cabeços de feno, tojo, carqueja, giestas e urzes, carreiros de água (caminhos de água, conforme costumo chamar) e de eguadas (manadas de éguas com um garanhão) de garranos, (o pequeno cavalo selvagem que pasta livremente e, que, pelo contrário, não é selvagem). Também as manadas de gado bovino e caprino, com seus chocalhos.

Domina o belíssimo verde; o pasto, a mata e as árvores, em grandes áreas. Aqui e ali aparecem-nos as Cardenhas; as antigas casas em pedra sobreposta, onde se abrigavam os antigos pastores, que, permaneciam longe das suas habitações durante muitos meses.

E, em toda a Serra da Peneda nos aparecem santuários deste género, benditos pela lindíssima e cândida paisagem, conforme vão ter a oportunidade de ver para a frente.






























majosilveiro

terça-feira, 23 de agosto de 2011

MAMOA DO BATATEIRO - SERRA DA PENEDA - GAVE - MELGAÇO


MAMOA DO BATATEIRO

TÚMULO MEGALÍTICO PRÉ - HISTÓRICO


Em plena serra da Peneda, a Mamoa do Batateiro, pertence à freguesia de Gave, do Concelho de Melgaço.

Na estrada que vai de São Bento do Cando ou de Lamas de Mouro, na encruzilhada, a meio caminho para a Branda da Aveleira, o viajante encontra a 


MAMOA DO BATATEIRO.















































Não é difícil de encontrar a Mamoa do Batateiro, de qualquer forma, deveria estar melhor sinalizada, principalmente desde o cruzamento das estradas Lamas de Mouro Branda da Aveleira, até ao local; serão pouco mais de quinhentos metros, mas, por entre pinhal e campo aberto, com dois caminhos RASGADOS cada um para seu lado, que, poderá dar origem a nos desviarmos. Já ia instruído e, por isso, foi fácil. Quem não conhecer, poderá não encontrar ou andar de lado para lado à procura…., se chegar a encontrar. Não viagem sozinha/o.
O local é ermo, taciturno, sepulcral.

MAJOSILVEIRO

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

BRANDA DA BOUÇA DOS HOMENS E BRANDA DA AVELEIRA - SERRA DA PENEDA - MELGAÇO



BRANDA DA AVELEIRA




Em plena serra da Peneda, a Branda da Aveleira, pertence à freguesia de Gave, do Concelho de Melgaço.

Entre a Mamoa do Batateiro e Santo António Val de Poldros, à face da estrada que vem de São Bento do Cando ou de Lamas de Mouro e, que, segue para Gave, a freguesia a que pertence esta Branda,  o viajante encontra o Paraíso na Terra

A Branda da Aveleira.  








CAPELA DA BRANDA DA AVELEIRA







A capela da Branda da Aveleira encontrava-se em obras, pelo que, não foi possível fotografar o seu interior.


PEQUENA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA GUIA NA BRANDA DA AVELEIRA










Encontram-se casas com o destino de arrendar para férias. O viajante pode perfeitamente permanecer numas destas magníficas pequenas instalações e ficar uns dias a descansar em plena serra.




O viajante desta feita não foi caminheiro, mas, sim, motar, ou motoqueiro, de quadro rodas. Partiu do Parque de Campismo de Lamas de Mouro, da Direcção Geral das Florestas. Da Porta de Entrada de Lamas de Mouro, do Parque da Peneda/Geres, foi pelo Vale do Glaciar até á Branda da Aveleira, passando pela Branda da Bouça dos Homens, Mamoa do Batateiro, Santo António de Val de Poldros, até ao centro da freguesia de Gave. O regresso foi pelo alto da serra, junto ao parque aeólico, até à estrada do Vale do Glaciar, em direcção a Lamas de Mouro.

O dia era quente, o sol atestava no casco de metal de motociclista e, quase fritava a mioleira.
A moto esquentava ao subir ou descer, engatada, aquelas serras.
Privilégio; a espantosa paisagem.


BRANDA DA BOUÇA DOS HOMENS









OUTRAS PÁGINAS RESPEITANTES;





MAJOSILVEIRO