sábado, 27 de agosto de 2011

SANTO ANTÓNIO DE VAL DE POLDROS - GAVE - PENEDA


  A pequena distancia da estrada de Monção e de Gave para a Branda da Aveleira, vista a olho nu, São Bento do Cando e Lamas de Mouro, fica o

SANTUÁRIO DE CARDENHAS DE
SANTO ANTÓNIO DE VAL DE POLDROS




























 Encontrei-me, em Julho, numa das zonas da Serra da Peneda mais sublimes e agradáveis à vista de grandes horizontes e de lindíssimas paisagens.

Achamo-nos, aqui e hoje, abrangidos num ambiente aprazível, de grandes áreas de tapadas, cabeços de feno, tojo, carqueja, giestas e urzes, carreiros de água (caminhos de água, conforme costumo chamar) e de eguadas (manadas de éguas com um garanhão) de garranos, (o pequeno cavalo selvagem que pasta livremente e, que, pelo contrário, não é selvagem). Também as manadas de gado bovino e caprino, com seus chocalhos.

Domina o belíssimo verde; o pasto, a mata e as árvores, em grandes áreas. Aqui e ali aparecem-nos as Cardenhas; as antigas casas em pedra sobreposta, onde se abrigavam os antigos pastores, que, permaneciam longe das suas habitações durante muitos meses.

E, em toda a Serra da Peneda nos aparecem santuários deste género, benditos pela lindíssima e cândida paisagem, conforme vão ter a oportunidade de ver para a frente.






























majosilveiro

3 comentários:

Savi disse...

Olá João mais uma excelente postagem,mais um pouco de Portugal que muitos de nós não conhece e que revelam grande beleza rústica e com muitas histórias de vidas por essas serranias.
Força amigo vá partilhando o que vai descobrindo com todos aqueles que amam a natureza.
Bjs.
Savi

lana maria disse...

É realmente lindo... Um lugar cheio de magia...Adorei saber sobre isso...

Obrigada por mostrar...

Unknown disse...

Boa noite, como estava o tempo em Julho? Vou para este paraíso em Julho ( 1 semana) e nem sei que tipo de roupa levar...será que vou ter sorte de apanhar calor?

obrigada