Esta localidade, RODEIRO, não é em Minas Gerais - Brasil, mas, sim, a pouca distância de Castro Laboreiro e, é pertença daquela freguesia e do concelho de Melgaço, pertencente à Província do Minho, no Norte de Portugal.
CASAS RÚSTICAS NO RODEIRO
A madeira é ainda a principal fonte de energia, principalmente para e através de lareiras, fogões de cozinha e caldeiras, para aquecimento do meio ambiente, cozinhar e da água, nestas aldeias do Alto Minho, conforme nesta do Rodeiro.
Escadaria em pedra e varandas de chão de grande e uma só laje igualmente em pedra, normalmente de gradeamentos e coberturas em madeira, são típicas desta Província.
Onde se encontrava a antiga Capela do Rodeiro, hoje, tudo em ruínas
Segundo se afirma, neste local no interior da capela, escondiam-se os opositores ao regime, durante o Estado Novo, quando havia rusgas por parte da polícia política, devido a denúncias da existência de reuniões na capela. Foi um lugar seguro..., até quando deixou de o ser.
AS ALMINHAS AINDA NA CAPELA
FORNO COMUNITÁRIO
ASSENTAMENTO DAS LAGES QUE COBRE O FORNO
INTERIOR DO FORNO
CÚPULA DO FORNO
MOÍNHO DE ÁGUA E RIO LABOREIRO
MOÍNHO DE ÁGUA NO RIO LABOREIRO, EM RODEIRO
O movimento da água dá-nos uma força de energia; A energia Hidráulica.
Desde séculos recuados, ou mesmo milénios, que se usa a força da água como energia para fazer funcionar a roda de pedra do moinho.
A queda da água nas pás da roda de madeira, desde grande altura, dava a força necessária a fazer rodar a pedra; Força Cinética.
Pormenor deste Moinho de Água; A esta entrada aberta no cano ligava a levada de água construída em madeira, que aqui falta, que, ia desde a saída da levada em pedra, por via aérea, até à entrada que aqui se vê. (não é um cano de fábrica, é o tubo que encaminhava a água até à roda e permitia [fornecia] a força motriz ao moinho; Força Cinética.)
A LEVADA EM PEDRA
RIO LABOREIRO
PASTORÍCIA EM RODEIRO
A LOCALIZAÇÃO
O FUMEIRO DO RODEIRO
majosilveiro
1 comentário:
O meu,esta rodeiro é demais;como a gente digo(vç)é transportado para a pré-estoria de uma hora para a outra;formidável,daria tudo para ver essas mulheres colocando a broa no forno(sim,pois naquele tempo era broa);vç viu a colocação das pedraspara sustentar a entrada do forno;deveriam ser tudo feito à maõ,mas com que ferramentas...como se cortavam as pedras;nossa é um mundo de perguntas;tudo que vç fotografou é espetacular...serviria para a estória de portugal,aliás deveria ser aproveitado pelo turisto;espetacular,parabens evaristo
Enviar um comentário