sábado, 28 de agosto de 2010

A IGREJA PAROQUIAL DA MEADELA - As Famílias respeitadas e de trabalho da Meadela - VIANA DO CASTELO

*
A IGREJA PAROQUIAL DE MEADELA,
<>
as famílias respeitadas e de trabalho, do local,
<>
os hábitos de bem receber do Povo da Meadela e do Minho em geral
<>
*
A Igreja Paroquial de Meadela situa-se precisamente no centro daquela freguesia.
Num gaveto, à esquerda da estrada principal que nos traz de Viana do Castelo e nos leva para Santa Marta de Portuzelo e, daí até Ponte de Lima, está implantada a poucos metros.
Embora fique numa curva um pouco apertada para a direita, de quem segue o sentido descrito, está em primeiro plano a sua visibilidade porque se nos apresenta de frente, precisamente antes da mesma dita curva.
No sentido contrário, de Santa Marta para Viana, qualquer viajante se não aperceberá da passagem pela dita igreja; o incauto ou o mais precavido, devido a que se nos apresenta à direita da dita estrada principal, pelas costas, na curva à esquerda.
Nas suas traseiras fica situado o cemitério da Freguesia da Meadela.
A sua fachada principal é bastante bonita, de uma pedra bastante clara e muito trabalhada, conforme o visitante pode apreciar nestas fotos.
O seu interior é de uma funcionalidade e simplicidade Divinal; muito atractivo.
Ampliada há recentes anos pela necessidade de agasalhar um maior número de paroquianos, recebeu melhorias que a beneficiaram deveras, não lhe retirando o valor da traça, antes pelo contrário, dando-lhe maior espectacularidade.
O Adro da dita é de eminência; Frondosas árvores, enormes, bem tratadas, recheada de ramos e folhagem bem verde, que, dão ao lugar ambiente de frescura e beleza paisagística.
E, ali estão implantados bancos para quem se quiser sentar a uma fresca sombra.
Antigamente, eram a esperança única para os aldeões passarem os seus tempos de descanso ao Domingo de tarde; o único bocadinho que dava direito a virem ao centro da aldeia aqueles que labutavam nas terras, - na agricultura e na vinha - e àqueles que trabalhavam na pesca no rio e nos artifícios.
Agora, Meadela está integrada na cidade de Viana do Castelo. Existe pouca lavoura, quase nenhuma vinha, pesca quase nenhuma – só a dos pescadores à cana -, já não existem as famílias única e exclusivamente a viverem da vida que o rio tem.
Todas as pessoas dali, as mais antigas, são conhecidas pelos seus nomes, apelidos ou alcunhas e, são estimadas por qualquer viajante que, por sua vez, é muito bem acolhido, com simpatia e alegria; o sorriso, o riso e mesmo as risadas características das maravilhosas hospitaleiras pessoas do Norte está sempre presente.
Somente tenho agradecimentos a dar a diversas pessoas e famílias daquele lugar, que, sempre mantiveram comigo o saber de bem receber das pessoas do Minho; Famílias Matos, Carreço, Araújo e Pepe.
Deixo um, um cento, de abraços fraternos às famílias: Matos; Cunha Matos; Reguengo; Carreço; Araújo; Cunha Matos Mesquita; Mesquita; Pepe; famílias muito antigas da freguesia e, familiares que são, daquela que há mais de quarenta anos é a companheira inseparável do autor. Aos que da família já partiram, que o seu descanso seja Celestial.
<>




































































*
Estas Alminhas não estão no recinto da igreja, mas sim num dos caminhos que conduzem à igreja, a pouca distância desta, logo no cruzamento que lhe fica em frente, junto aos semáforos. Incluí aqui a sua foto por se tratar de um património deveras antigo e muito bonito, na minha óptica.






majosilveiro

3 comentários:

lana maria disse...

Linda igreja, tanto por fora quanto por dentro!As fotos mostram detalhadamente toda esta beleza!

majosilveiro disse...

Lana Maria, este seu comentário é um forte incentivo a que eu continue a procurar fazer algo no sentido se dar a conhecer este meu Portugal. Principalmente a que, paralelamente, continue a escrever aquilo que penso e sobre o que gosto, sobre várias questões, aliadas ou não às fotos que escolho para postar. Muito obrigado pela sua apreciação e pelo seu comentário. Abraço extensivo ao Brasil

majosilveiro disse...

VIA MAIL:

... Nelson....... para mim
mostrar detalhes 18:19 (há 2 horas)

para Monteiro

data24 de Janeiro de 2011 18:19
assunto: Meadela - Viana do Castelo
enviado porgmail.com
assinada porgmail.com

Muito bonita esta igreja de Meadela que nao conhecia e, parabens pelos mais de 40 anos de companhia da D.Lurdes. De-lhe os meus parabens,em meu nome sr.Monteiro.Nelson