terça-feira, 25 de maio de 2010

CONHECER MATOSINHOS (2) - EXTINTA CAPELA DE SANTO AMARO - RUINAS

CONHECER MATOSINHOS (2) -
EXTINTA CAPELA DE SANTO AMARO – (RUINAS)

Quem de Leça da Palmeira vai e atravessa a ponte móvel para a cidade de Matosinhos, depara, logo defronte da saída da ponte, com um cenário que, - não confunda senhor visitante, não o é de nenhuma guerra, - será sim, o mais belo cenário de ruínas que se poderá encontrar, se entender-mos ser lícito dizer-se que é belo um cenário de ruínas.
Quanto não deve ter custado àquelas populações de outrora, ver a ser destruído todo aquele património e os seus haveres, casas e hortas, para a construção da zona portuária e o próprio porto de Leixões?
E agora chamo de belo a este cenário. E é.
Quantas lágrimas não brotaram dos olhos daquelas mulheres e homens, humildes trabalhadores da pesca que, sem remedeio, tiveram que partir para outros locais à procura de novas vidas, numa época em que a vida era dura como pedra?
E agora chamo de belo a este cenário. E é.
Quanto património, quanta coisa deixou de existir, porque foi arrasada e, que os vindouros, - nós agora também -, nem sonhamos que existiu, porque não ficou documentado e, se ficou, é (?) ou será, somente para estudiosos?
E agora chamo de belo a este cenário. E é.
Por tal, é de Louvar (claro, com L maiúsculo) o pelouro da Cultura (também com C maiúsculo) porque de Cultura se trata, desta Câmara Municipal de Matosinhos, o facto de ter dado a conhecer esta magnífica Capela de Santo Amaro à população de Matosinhos e não só e, de ter escolhido aquele local, que, assim ficou embelezado.

majosilveiro
















majosilveiro




6 comentários:

ANSTZA disse...

Morar perto de lugares e monumentos históricos é um privilégio.
Fotografá-los, escrever a sua história é fantástico.
Mas penso que só atinge a plenitude se publicado e repartido com aqueles longínquos que tem aí a única oportunidade de conhecer esses lugares.
Portanto, parabéns pela iniciativa e louvo que existem pessoas assim.

majosilveiro - João da mestra disse...

Olá Anita; Mais importante é conhecer e, para isso a convido. De qualquer forma continuarei a repartir aquilo que fizer. Abraço de Portugal.

Silvia Schumacher disse...

Concordo plenamente com a Anita!! POrtugal está de parabéns por tê-lo como admirador desse País lindo!!
Abraços, silvia

majosilveiro - João da mestra disse...

Olá Silvia; Portugal tem suas portas abertas em par para pessoas tão simpáticas o conhecerem e, eu o meu coração. Reparto consigo a possibilidade de o mesmo fazer, porque sei que gosta de Portugal. Obrigado pelo elogio que me faz. Abraço de Portugal

Jacarée e Baby disse...

Belissimas imagens.... impressionante cenários.
Vou postar um selo para você no My Baby
Um abraço.

majosilveiro - João da mestra disse...

Muito obrigado **Jacarée** pela sua atenção. A sua visita aos meus blogues são um incentico para quem desta matéria não percebe nada. Abraço