quarta-feira, 24 de março de 2010

IGREJA DE MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE FIÃES - MELGAÇO


























MOSTEIRO DE FIÃES -
DE ... MELGAÇO
Visitei o Mosteiro de Fiães, que, está situado na freguesia de Fiães do Concelho de Melgaço, em Maio de 2006 e, voltei a passar por lá em Maio e em Junho de 2009, uma vez que fica no trajecto, quase obrigatório, de quem se dirige para o interior da serra da Peneda, ou da serra do Soajo, ido de Melgaço, de Monção, de Braga ou dos Arcos de Valdevez.
Chamou-me a atenção aquele enorme templo de cantaria de pedra escurecida pelo tempo e coberto por musgos bem verdes, conforme o é abundantemente verde também toda a área envolvente.
Ali, plantado no meio dos campos, um pouco afastado da estrada que em serpenteado sobe de Melgaço, está num sítio isolado mesmo, parecendo ou dando mesmo a entender que em tempos de outrora estaria isolado de tudo e de todos.
O interior, bastante frio, na temperatura – mesmo no verão – e no aconchego, é inteiramente em pedra. Espaço amplo, de grandes dimensões.
No exterior uma bonita fonte também em pedra dá um encanto ao lugar, de enorme romantismo. Uma santa também em pedra, encimada numa coluna em pedra também.
Bastante elogioso, entendo e louvo, é o monumento ao emigrante colocado já no enfiamento da estrada e um pouco afastado do Monumento.
A sua História, assim como a freguesia onde pertence – actualmente e em tempos remotos – estão abundantemente descritas no site freguesias de Portugal e na Wikipedia, pelo que, não me adianto sobre assuntos já publicados e porque não são minha competência visto não ser nem investigador nem historiador.
As aldeias circundantes, a maior ou menor distância, são de uma beleza inimaginável, assim como todos aqueles montes e vales, planícies e planaltos, vertentes ou baixios, que, com um verde bem verde, à mistura com um colorido, bem multicolor, dão á paisagem uma formosura única.

majosilveiro


2 comentários:

Augustus disse...

Nao sei se ja lá estive, mas é sem dúvida um ponto a incluir no roteiro de viagem para quem vá para esses lados.

PS: Boas fotos! Estás quase um profissional... :D

Abraço!

majosilveiro - João da mestra disse...

Muito obrigado **Augustos** pela sua visita e pelo seu comentário. Volte sempre, cá o espero. Quanto ao "profissional"; nem pensar, é só um passatempo.
Obrigado e abraço