segunda-feira, 29 de agosto de 2011

GAVE - PARADA DO MONTE - CORTEGADA - NA SERRA DA PENEDA
















O viajante partiu de LAMAS DE MOURO, onde fez o seu quartel-general e, foi à descoberta da BRANDA DA BOUÇA DOS HOMENS, a pouco mais de vinte minutos, na sua moto 4.

Visitada a Branda e, depois das fotos, seguiu para a MAMOA DO BATATEIRO, um túmulo megalítico pré-histórico, a mais meia hora de distância. Registado que foi, com uns cliques, aquele monumento, seguiu para a BRANDA DA AVELEIRA e, mais meia hora da separação se venceu.

O andamento faz-se calmamente, para que seja possível apreciar a paisagem; o verde, o horizonte, as serras e os vales, as linhas de água, as parcelas divididas de terreno, umas com pasto verde outras com mato, que servirá para a cama dos gados.

A Branda da Aveleira é o éden em plena serra. Ficar lá, era o que mais desejava.

SANTO ANTÓNIO DE VAL DE POLDROS, foi a paragem obrigatória que se seguiu. É absolutamente obrigatória a visita e a captação de imagens deste santuário com mais de uma dezena de CARDENHAS; as casas onde se abrigavam antigamente os pastores.

Daqui para GAVE, a sede da freguesia, é uma longa descida da serra, numa via de curvas e contra-curvas, com uma paisagem soberba; o paraíso na terra, ou antes, muitos paraísos na terra. São imensas as aldeias que se vêm no fundo dos vales e, no cimo, na linha de horizonte, os cumes das serras.     

De Gave, o viajante retrocedeu em direcção a Lamas de Mouro. Por Parada do Monte, uma aldeia bastante populosa e, daí, pela serra, por CORTEGADA, um povoado na encosta.

Não raras vezes a estrada surge ocupada a toda a sua largura, pelo gado que regressa dos pastos, sozinho, ou pelas manadas de GARRANOS. Por tal, a  velocidade deve ser refreada.



Agora, será você o viajante. Faça-se à estrada e, conheça uma das mais belas regiões do nosso Portugal.
Veja as páginas seguintes, conheça virtualmente todas as localidades que mencionei acima e, comprove.








Igreja de GAVE




GAVE














majosilveiro

1 comentário:

lana maria disse...

Obrigada meu amigo, por me proporcionar conhecer um pouco de Portugal, através de fotos e descrição tão bem elaborada!